Em janeiro de 1917, escritor Monteiro Lobato, (então redator no Jornal
O Estado de São Paulo) em sua empreitada para a valorização da
"Mitologia Brasílica", publica uma enquete para colher informações
sobre o Sacy Pererê. No "Edital", Lobato também propõe um Concurso
de Artes Plásticas. A redação do "estadão", recebe dezenas de depoimentos
em cartas, e um grupo de artistas envia pinturas e esculturas representando
a figura do Saci para o concurso. Animado com a adesão e chegada das obras
de arte, ele resolve montar uma exposição, que aconteceu de Outubro a
Novembro daquele ano, no Salão térreo da Rua Libero Badaró, 111 (atual nº332).
A exposição contou com a participação de importantes artistas da época, como: Wash Rodrigues,Alfredo Norfini, Umberto Della Latta, Ricardo Cippichia, William Zadig, Richter entre eles, a Jovem Anita Malfatti vinda recentemente de "excursões de estudos" pela Alemanha e Estados Unidos. O vencedor do concurso, foi o italiano Ricardo Cippichia ganhando uma "bolsa- pensionato para estudar pintura na Europa".
...................................................................................................................................................
DI CAVALCANTI VISITA ANITA MALFATTI
Di Cavalcanti, ainda bem jovem, aos 20 anos de idade, trabalha como ilustrador em redações de diversos periódicos paulistanos. Visitou a Mostra do Saci em novembro, e ficou encantado com o Saci "em estilo moderno" de Anita, e quis conhecê-la. Convidou dois amigos, Gelásio Pimenta (diretor da revista A CIGARRA), e Arnaldo Simões Pinto (diretor da Revista A VIDA MODERNA), e foram visitar a artista. Após apreciarem boa parte das obras, Di Cavalcanti e os jornalistas insistiram com a Anita para que ela mostrasse as pinturas em uma exposição. Depois de relutar, a artista resolveu aceitar a sugestão. A Exposição de Anita aconteceu no mesmo Local da Exposição do Saci. No Salão térreo da Rua Líbero Badaró, 111. Este prédio se mantem preservado até os dias de hoje.
O LOCAL DAS EXPOSIÇÕES
Atualmente funciona neste "Salão térreo" (local das exposições) o Restaurante Pirandello.
Comments